quarta-feira, 10 de agosto de 2016

'Queen of the South': Giorgio Moroder fala sobre gravar trilha da série de Tv e do filme 'Tomboy, A Revenges Tale'

Trago abaixo, um trecho da entrevista de Giorgio Moroder - responsável pela trilha de QOTS - concedida a Billboard. Porque essa entrevista é importante? Moroder é um grande nome da música eletrônica e a Billboard uma grande formadora de opinião na seara musical, então com essa critica positiva da revista, já pode-se começar a pensar em um reconhecimento da trilha sonora da série nas próximas temporadas das premiações. Olha o que Giorgio Moroder falou sobre seu trabalho na série:



Sentado na varanda de um estúdio do DJ Giorgio Moroder situado em San Francisco onde ele criou o tema de “Expresso da meia-noite”, o primeiro filme em que ele trabalhou e que ganhou um Óscar, em 1979, eu percebo que ele é o único artista que você pode ver atuando hoje em dia que não só tem três Óscars, mas cujas músicas de trilhas sonoras de filmes vão cair nas pistas de dança. Quando ele toca o tema de “Never Ending Story”, o lugar é absolutamente abalado.

"Scoring* era algo que você poderia dizer que eu caí [sem querer]", diz Giorgio, "Nunca me ocorreu que era algo que eu poderia fazer, mas quando Alan Parker [diretor de Expresso da meia-noite] me perguntou, é claro que eu disse que sim."

Não é um exagero dizer que ele produziu algumas das músicas mais emblemáticas de todos os tempos para filmes americanos, incluindo trilhas para Scarface, Flashdance e Gigolô Americano, bem como canções de Berlim "Take My Breath Away" e Kenny Loggins "Danger Zone" de Top Gun. Agora Giorgio e o colaborador frequente Raney Schockne estão trabalhando juntos novamente, em Queen of the South, uma série sobre uma mulher em fuga nos EUA depois que seu namorado traficante de drogas é assassinado no México, da rede USA. Ele diz que trabalhar com um formato de 30 minutos é completamente diferente de um filme de longa-metragem, que para ele envolve, tradicionalmente, músicas individuais que definem momentos da história, em vez de um trabalho predominantemente instrumental.

"Eu ouvi dizer que as melhores trilhas são as que você não percebe. Eu gostei de “Queen of the South” porque me lembrou um pouco de Scarface", diz ele. O tema do show tem um groove disco sexy que seria bem-vindo em qualquer desempenho de Giorgio, mas com uma escuridão estranha que ele encaixa perfeitamente na história. Os comerciais de “Rainha do Sul” são construídos com instrumentais frenéticos que eventualmente se acalmam ecoando como saltos altos andando por um corredor. Em outras palavras, é absolutamente perfeito.

Embora os prazos e períodos para criar em Queen of the South sejam apertados, Giorgio e Raney já estão trabalhando em seu próximo projeto, o longa-metragem 'Tomboy, A Revenges Tale' estrelado por Sigourney Weaver e Michelle Rodriguez, é uma história sobre um assassino que se vinga depois de irritar as pessoas erradas e cair nas mãos de um cirurgião trapaceiro que o transforma em uma mulher. Ansioso para voltar a escrever uma combinação de canções e instrumentais usando músicos ao vivo, Giorgio está amarradão no projeto. "Eu estou interessado em fazer pelo menos algumas canções, não apenas eletrônicas. Eu amo o que Hans Zimmer faz, eu acho que ele é fantástico. É eletrônico, mas com instrumentos de verdade". A produção musical de “Rainha do Sul” é quase inteiramente digital, o que é ótimo para a eficiência, mas nem sempre boa para a inovação no som.


*(Criar trilha para material visual: séries, filmes, novelas, comerciais, etc.)

Confira a entrevista completa em inglês no site da Billboard.
Traduzido e adaptado pelo Alice Braga fã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário