quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Minha modéstia opinião: Crítica dos episódios 1x06 e 1x07 + Queen of the South 1x08 Promo "Billete De Magia" (HD)

Olá.

Por conta das olimpíadas (gente, eu sou viciada nisso), resolvi trapacear um pouco (não faça isso em  casa!) e estou disponibilizando a crítica de dois episódios de uma só vez. Aqui estão as minhas reviews dos episódios 1x06 e 1x07. Caso você ainda não tenha assistido sugiro que deixe pra ler semana que vem ou então se joga comigo nos spoilers!

Sendo assim amanhã e na sexta-feira que vem não terão a minha modéstia opinião, mas já estou preparando o top05 da segunda. Confira as reviews:



01 x 06 “El engano como la Regla”


 - Se você se permitir se importar, você não vai conseguir se esquecer.



Já chegamos na metade de QOTS. É hora dos espertos serem espertos e mostrarem a que vieram. Começamos o episódio com mais uma entrega de Teresa (Alice Braga) que parece servir basicamente para vermos quão observadora e sagaz Teresa é, sacando a necessidade de encontrar aliados importantes: sejam eles padres coiotes ou advogados de imigração viciados.

Logo em seguida, como a Teresa é muito sortuda ela ganha mais um passeio em direção a morte com James (Peter Gadiot). Presente da Camila (Veronica Falcon), of course!

Mas vamos em frente. A Teresa pode até saber o que James queria dizer com aquilo de caverna e escuridão, mas eu dei uma boiada básica e continuo com a clara impressão que a série derrapa feio quando mete reflexões filosóficas em suas conversas, em uma história que se sobressai justamente quando não tenta invencionar muito no meio do seu roteiro.

Aí, vem o segundo ponto que não consigo esquecer na série, porque me importo muito com ela. Essa de Camila pedir permissão para Don Epifanio (Joaquim de Almeida) para dar cabo no homem pássaro e, nem sequer, parecer cogitar a possibilidade de que o seu maior inimigo esteja envolvido na maré de problemas que ela anda enfrentando é demais para mim.

A ingenuidade de Camila anda me dando no nervos. Depois de ter mandado Batman de volta, vi vários comentários negativos, mas fiquei comigo pensando: ela vai dar uma de naja, vai fazer e acontecer, vai fazer Batman comer na mão dela, mas nem de longe foi isso... É como se ela tivesse se esquecido que Batman sabe que Teresa está com ela, e não passa pela cabeça dela a possibilidade de ele ter dado com a língua nos dentes para Don Epifanio a.k.a Coisa ruim. 

Mas, há salvação para a série: aquilo que comentava no episódio anterior foi rapidamente concertado nesse episódio com a narcóticos dando uma batida que, apesar de armada pelo Coisa ruim, não deixa de ser de fora do esquema. Agora: que polícia foi essa? Era treinada no Brasil? Como se faz uma batida num estacionamento e tem tanto tiro e ainda deixa tanta gente escapar? E o que foi o James pegando a arma da Teresa bem no meio da confusão? Teresa não aprendeu a atirar com o finado (ou não) Guero? Era a hora dela atirar pelo menos na perna de alguém porque não se chega a ser Rainha do Sul trabalhando só na base do bom coração como a série continua a insistir... Depois de toda a correria Teresa volta para resgatar James, porque essa de príncipe que salva a mocinha é coisa do passado. É a vez das minas.

Passa para novas cenas e entra o menino Tony, que ainda nem se quer me dei o trabalho de procurar o nome do ator. Quando eu finalmente acho que esse menino vai tomar alguma atitude, vai justificar seu salário na série, ele me aparece com dois pares de grito, tenta fazer uma cara de emburrado, tira Teresa da sua rota, e depois desperdiça todas as aulas de teatro da Justina Machado (Brenda), que está lá com lágrimas vindas direto do útero e o menino com aquela cara de palmito. Desisto de você, Tony. E pode levar sua mãe mal-agradecida junto. Sei que há umas fãs bases para Brenda, mas só eu catei o: “Eu devia ter insistido mais pra você [Teresa] ter ido buscar ele [na escola]”? Oi? No meu coração de fã não há lugar para falsas amizades, só há lugar pra shippar Teresa e James, embora acho que eis uma “shipação” destinada ao sofrimento.

Depois de tudo dar errado para Camila, aparece uma luz no fim do túnel, na forma da troca de Teresa. Obviamente ninguém quer Teresa nas mãos de Batman e companhia, mas parece ser a saída mais viável para Camila, no momento. Entretanto, há dois pontos que jogam contra essa troca: o suposto afeto que Camila pegou pela Teresa e, principalmente, o fato de que Camila não sabe porque Teresa é tão importante para Epifanio. Ela seria boba a ponto de ganhar “só” 05 milhões, quando talvez possa ter uma arma inestimável contra o próprio marido nas mãos? A única questão relevante que ficou do episódio, portanto, foi - como bem disse aquele coadjuvante inspirado - Camila ama mais seus negócios do que odeia Epifanio?


Observações (im)pertinentes:

- Kim. O que dizer de Kim que mal conheço e já desmereço?

- Como corre essa menina Teresa! E de salto alto!

- Donde estás Isabela?!?

                                            

*

01 x 07 "El hombre pajaro"


É o começo do fim. Sempre me perguntei como e se Teresa assumiria o lugar de Camila: a outra opção é ela criar um negócio alternativo e se tornar inimiga declarada de Camila (não se sabe ainda quem atira em Terê, né? Pode ser uma vingança da Camila, afinal de contas). 

Por enquanto, entretanto, Teresa ainda é uma peça pequena em um grande tabuleiro de xadrez e, acredito eu, por isso esse episódio acaba por exibir mais atitudes de outros personagens do que dela. É necessário que as coisas se encaixem para que Teresa consiga dar uma reviravolta nessa sua vida de fugitiva. Um dos passos é recuperar o caderninho, e ela já caminha nessa direção, embora tenha sido forçado o padre a ver na farmácia e já confiar de cara. O homem trabalha na ilegalidade. E se fosse disfarce da Teresa? Madre Teresa, aliás, volta a atacar indo ajudar a “colega” doente (doente de que mesmo, produção?) 

No episódio ainda temos Epifanio chamando Camila de volta, pedindo para ela esquecer essa bobagem de ser dona da p*rr@ toda e voltar para casa (onde é seu “lugar”). Eu esperei a parte onde ele pedia para ela ser bela, recatada e do lar... afff. Foi só o que ficou faltando. 

A cena do diálogo entre Teresa e Camila foi muito melhor que isso. Na verdade, foi bem boa. Pela primeira vez na série pareceu que há um direcionamento para um equilíbrio maior de poder entre as duas, com Teresa sacando uma nota fiscal na cara da Camila. Aí se inicia o que chamo de começo do fim. Camila dá aquela ignorada básica na dica dos 25 quilos do Jamie... e ainda ri na cara dele. Camila, colega, não se ri na cara de um parça querendo te ajudar. Ela inventa de pegar todo o dinheiro da reserva, e deu no que deu. Pelo menos ela deu uma boa dica para o James: mantenha a Teresa por perto (porque cenas da Teresa com James nunca são de mais, né?) Agora: impressão minha ou ela finalmente sacou que tem algo acontecendo de errado nesse reino? Até que enfim, embora, claramente a rainha do sul já está muito enrolada. Teresa já parece até ter gravado nesse cenário do jantar que Camila tem as escondidas do Epi, saca só, aí ao lado! 

Apesar de todas essas bobagens, confesso que ainda torço por Camila, pelo simples motivo de que torço pela série, e se Camila cair de forma banal, a série vai desandar muito. Até aqui, os roteiristas privilegiaram a inteligência e sagacidade de Camila, então eles precisam fazer a Teresa ser duas vezes mais inteligente e sagaz para soar contundente sua ascensão. Agora eles precisam segurar essa responsabilidade. Como? Eu não sei. Não sei mesmo, pois a Rainha de terno branco já apareceu para a Teresa, para dizer que as coisas vão piorar para o lado dela. Piorar como, gente? Ela já foi capturada, estuprada, capotada, capturada de novo... Vai piorar pra onde, meu Deus?

Essa fala da rainha do sul, me levou a reflexão de: como vão fazer para encaixar a Teresa rica, de terno branco e saltão, e dona de tudo em um prazo de cinco a seis episódios? Acho que não dá, né? Eles estão confiando muito em uma segunda temporada. O que já suscita aquele grito interno de vai Brasil, para a Alice, mas pode ser um tiro no pé de escalas monumentais, gerando desinteresse do público na reta final. História sem fim, é história sem carinho do público, como já diria (ou pensaria) os diretores do segundo filme da trilogia "Matrix", quem assistiu sabe do que estou falando.

Mas voltando para a história desse capítulo. Depois de perder parte dos cinco milhões de reserva, devidamente guardado em uma lápide, James fica todo machucado e Teresa tem, de novo, um papel importante em uma nova treta, identificando a tatuagem da mão do capanga do Eric a.k.a homem pássaro (que também está seguindo ordens do Don Epifanio, como todo mundo nesta série, aliás). 

Aí, Camila resolve roubar de um colega do tráfico, já que ladrão que rouba ladrão... E eu prevejo, altas cenas estilizadas de roubo no maior estilo Spring Breakers. Você também pode prever na promo que tá aqui embaixo ;) Não é possível que até isso dê errado para Camila. Mas, como ela provavelmente não vai abrir a boca para o Coisa ruim, é provável que ela tenha algum grau de sucesso. 

                            

Observações (im) pertinentes:

- Isabela deu o ar das graças! Mas ainda não disse a que veio.
- Rola um amor bandido entre Coisa ruim e Camila, apesar de tudo, hein?
- James machucado... que dó. E a Kim não apareceu. Graças a Deus.
- Para um episódio intitulado "O homem pássaro", o dito homem quase nem apareceu...
- Finalmente, a já clássica cena da chamada inicial, com a pergunta: "Preciso me preocupar com você, Teresa?"

                                    Episódio que está indo no ar essa noite, lá nos states:

                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário