segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Minha modéstia opinião Season Finale QOTS: 1.12 e 1.13

Conforme o prometido estou fazendo o Minha modéstia opinião dos dois últimos episódios de Queen Of The South e já estou com saudade de fazer isso :) Lembrando que esses episódios ainda estão inéditos pelo SPACE, então caso você não queira spoilers fortíssimos recomendo que você deixe para ler esse texto depois!

1.12 Quinientos mil

                            Resultado de imagem para queen of the south quinientos mil


O penúltimo episódio dessa temporada começa com o personagem aleatório número 2020103 entrando em cena para ter uma morte violenta e deixar James (Peter Gadiot) transparecer por um milésimo de segundo que ele não gosta realmente dessa vida e só faz isso por motivo de força maior. Motivo esse que ainda não descobrimos. Tudo o que sabemos é que esse personagem morto é marido de alguém da DEA - se entendi bem, é a sigla que significa narcóticos na gringa - e que morre bravamente defendendo a segurança da esposa, o que termina por não significar muita coisa, já que James pega o celular dele e entra em contato com ela.

Vemos Teresa (Alice Braga) e Brenda (Justina Machado) prosseguindo em sua jornada maluca rumo ao desconhecido que pensávamos ser um depósito de dinheiro e eu achei engraçado ver o GPS falando em espanhol, enquanto as duas personagens mexicanas absolutamente sozinhas no carro estão speaking english... a série tem que melhorar esses detalhezinhos. Urgentemente. Outra coisa urgente que eu pensei, assistindo a esse episódio foi que Teresa precisava arrumar uma arma! Como é que ela pretendia pegar algo de valor no lugar indicado pelas coordenadas? E se alguém aparecesse?

Esclarecimento: Pensei isso antes de assistir ao último episódio, ok?

Resultado de imagem para queen of the south quinientos mil


Obviamente alguém apareceu. Primeiro várias pessoas mortas. Depois dois homens armados. Amiga Teresa, me ajuda a te ajudar!

No meio tempo em que Teresa e Brenda são levadas para ver um cara assustador (só me liguei que ele era El limpiador, no episódio seguinte, shame on me) vemos os embates dos carteis. Temos o embate Camila rainha (Veronica Falcon) e Batman nadinha (Gerardo Tarecena) e a história dele de que Don Epifanio (Joaquim de Almeida) poderia afastar Isabela da Camila foi hilária. Afastar mais a Isabela dela como? Até então, as duas nunca tinham tido uma ceninha sequer juntas. Mas outra questão me chamou atenção nessa parte da narrativa. QOTS lida com a existência de muitos carteis trabalhando basicamente em um único lugar: Tem o cartel Jimenez, Vargas masculino (Batman/Epi), Vargas feminino (Camila), tem até o do manuel... Isso funciona para dar um ar de realismo a história, já que na vida real sabemos que o narcotráfico é um problema amplo de segurança nacional, que envolve centenas de milhares de pessoas, mas a nível de narrativa acho que atrapalha a gente a ligar os nomes às personagens e dar a eles identidades e objetivos na trama, parece um ninho de gato onde ninguém oferece mais ou menos uma ameaça mais consistente. Acho que colocar o cartel Jimenez como único antagonista do casal Vargas e por a Teresa como terceira variável dessa equação seria menos confuso pra mim. Mas acho que a trama pode resolver essa questão na próxima temporada.

Enquanto isso, na série, vemos Epifanio administrar a carreira política dele: o que se resume em ficar vendo noticiário e dando entrevista de dentro do gabinete. E Teresa e Brenda negociando com El limpiador. Agora, porque ela não disse logo do Guero, (que está até então... morto) eu não entendi. Mas fui pega de surpresa porque também não tinha pensado no lance do carro levar direto ao primo da Brenda e preciso comentar que o ator que elas encontraram é muito bom em ser assustador. No mais, Teresa deu um arraso blefando daquele jeito; e ela não foi gananciosa, pedindo a quantia suficiente para dar o fora, mesmo indo contra a indicação de Brenda. No meio desse bolo todo só não entendi uma coisa, não sei se perdi essa parte: onde estava o caderno afinal de contas?
Resultado de imagem para queen of the south season finale

Nas cenas seguintes, só fiquei pensando no quanto a série precisa ter cuidado. James se mete a salvar um bandido de um esconderijo, onde estava, inclusive, a mulher do homem morto no início do episódio. Uma forma de Camila ficar quite com (Manuel ou Jimenez? Não me lembro) pela morte do Homem Passáro. E a questão que para mim exige cuidado é que, nessas horas, eu fico sem saber pra quem torcer. Saber que a agente da DEA era esposa do cara executado e que ainda tinha trocado falsas mensagens com o finado marido e ficar acompanhando o medo dela na invasão, pra mim só serviu pra deixar a cena extensivamente cruel, foi tanto que nem mostraram a captura em si. Pra todos os efeitos ela pode ter ficado até viva. Ou não. A questão aqui me lembra a Narcos, que foi mestre em nos fazer torcer, na maior parte do tempo, pelo bandido. É isso que está faltando aqui, pra mim. Objetivos mais concretos que façam com que a gente consiga ao menos compreender algumas ações dos personagens que fazem coisas essencialmente ruins. 

Esse episódio que foi bem eletrizante, diga-se de passagem, finaliza com a família Vargas - que trabalha mexmo na base da honestidade! A menina Isabela no alto dos seus catorze anos (aquela menina não tem 14 anos, gente) já tá ligada nos negócios da família. Isabelinha é muito pertinente ao perguntar a Camila se ela odeia Epi mais do que a ama. E essa questão já tinha sido levantada na série, em relação ao amor de Camila pelo seu negócio. Depois daquela cena dos dois na cama tenho minhas dúvidas em relação ao ódio de Camila pelo Epifanio, mas continuemos...

Por falar nele, não confio em ninguém que fale de si mesmo na terceira pessoa, então não me venha com essa de Vargas para gorvenador. Nos poupe.

Aí, temos o final. Brenda cometeu um erro monumental que iria lhe custar muito. Pra mim ela foi irritante por praticamente toda a série. Mas nesse final ela e Teresa estavam funcionando muito bem juntas. Foi realmente uma pena.


Observações (im)pertinentes:

- Sacou a referência da Brenda a Escobar!?! 

- Até eu quase vomitei com aqueles corpos. Sério. Embora tinha uma sanguezinho ali, vermelho demais, pra tá lá há algum tempo. né?

- Já quero um meme da hora em que a Brenda acorda a Teresa quando as duas estão nas mãos do El Limpiador e a Alice dá aquela jogada de cabelo M-A-L-A-V-I-L-O-S-A! haha

- Teresa capotando parte II, seguido de Teresa sendo capturada parte 365.

 - Posso falar só mais uma vez da trilha eletrônica maravilhosa? Pronto parei.



Resultado de imagem para queen of the south cicatriz


1.13 Cicatriz (Season Finale)

Episódio com nome de duplo significado anima tanto meu coração! Afinal aquele cara (que chamam de gato) tinha uma cicatriz feita pela Teresa e acontece uma coisa no fim desse episódio que deixará uma marca definitiva na nossa protagonista.

Mas antes disso, temos a trinca Epifanio (que saiu do escritório, apenas para entrar em uma limusine) Camila, a dama de vermelho, e Isabela. Tinha uns parceiros-barra-guardas mal encarados e uma professora particular no meio disso tudo, mas quem se importa? Eles não vão aparecer nunca mais mesmo.

Mas estou sendo chata. O ritmo da série foi muito bem construído e combina com um final de episódio onde tudo pode acontecer, aliás um pró da série é que ela nunca deixou as coisas mais importantes pra acontecer no final. Os acontecimentos da série foram muito bem divididos entre seus 13 episódios.

Resultado de imagem para queen of the south cicatriz
Teresa foi capturada e levada para Epifanio, e outros bandidos que tavam por lá zzzzz... A teresa usando um truque-blefe característico da Camila foi lindo demais. O sorriso do coisa ruim Epifanio pouco antes de dizer para os bandidos que Teresa era toda deles foi nojento demais. Mas havemos de concordar que Joaquim de Almeida tem construído seu personagem muito bem e será um rival a altura da nossa rainha. A essa altura eu realmente não sabia o que ia acontecer, de forma geral, em especial quando os dois capangas do primeiro episódio aparecem novamente.

Nota: é disso que eu reclamo tanto dos personagens aleatórios, viram a diferença que faz quando já sabemos passos anteriores dos personagens? Já sabíamos que o cara da cicatriz não prestava pelo que fez a Terê e reconhecemos o bigodon, adicionando a tensão necessária para a cena. Incluindo quando a Teresa se livra dos capangas, matando Gato e tomando el bigodon como refém.

Um pouco antes disso, vemos quão boa é a química entre Epifanio e Camila, até queria que ela ficasse mais no México pra ter mais cenas deles juntos; acho que é porque todos sabemos (inclusive ele) que ela é a maior ameaça a Epifanio. Muita gente critica a atuação da atriz que faz Camila, pela inexpressividade, ou mesmas expressões sempre, a questão pra mim é que ela é uma chefona do tráfico. Não cabe a ela cenas muito passionais, nem lágrimas ou histeria. Claro, que a atriz usa um pouco desse estereótipo de novela mexicana, mas acho que isso só dá mais veracidade a trama que afinal de contas é tirada da realidade mexicana mesmo. É minha modéstia opinião.

Mas nem bem Epifanio assume - ele obviamente ganha a eleição - nem bem ele toma posse, nem contrata ministro da defesa, nem nada e ele já sai mandando no exército, oi? Epi põe fogo no mundo narco e James corre pra socorrer camila. Correr pra socorrer Terê que é bom ninguém corre, né? Eu tinha acabado de pensar que tirando a Brenda, Teresa não tinha nenhum aliado (E Brenda só foi agir como aliada mesmo nos último episódios! Vamos ser sinceros) quando el bigodon nos mostra que será muito útil para Terê (ele estará com a Teresa rica, olha ele aí na esquerda, eu nem tinha me dado conta)!

Viu só QOTS reaproveitar personagens é tãããão legal!

Mas o tanto que eu achei Isabela pertinente no 12, eu achei ela chata no 13, embora ela tenha sua ponta de razão. Camila devia ter deixado ela com o pai desde o começo desse episódio e usado o fato dele não deixar ele vê-la para reconsquistar a menina! C'mon Camila! 

Caminhamos novamente para o final do episódio. Teresa ganhou seu primeiro aliado. Foi meio sem sentido aquela aliança repentina, mas vamos relevar. Por parte do Epifanio, gostei do assistente dele, por que ele não tinha aparecido tanto antes? Porque enfiaram ele na história agora? Não aceito devolução, tragam ele pra próxima temporada.

Teresa chega na fazenda do El limpiador. E vemos a ferida que deixará uma cicatriz na Teresa. Ainda bem que não fomos obrigados a ver a morte de Brenda e, sério, ver a Teresa/Alice chorando daquele jeito... o olho encheu de lágrima...

Resultado de imagem para queen of the south cicatriz

Movida pela fúria da perda da BFF, Teresa executa o segundo bandido no episódio, e entra em contato com Camila que chega com James - e a cara do James querendo ter um livro pra se livrar da Camila também? *risos* - enquanto enterra Brenda. Não sei pra onde aquela história toda vai. Pra onde a parceria Camila+Teresa vai caminhar...

Aí, entra outra câmera Ultra HD - eu nem me importo mais - e nos revela. Pausa dramática.

Eu sabia!

Eu sabia!

Eu sabia!

Guero tá vivo (eu cantei essa bola, lá na primeira review, pode olhar). O que eu não sabia é que ele tá servindo de dedo duro para algum órgão de investigação. A segunda temporada deve aprofundar a influência da polícia nessa história, que é outra coisa que eu tinha falado nas reviews.

No mais as dúvidas que ficaram pra mim foi:

Onde diabos, está o caderno?

Pra onde foi o Batman mesmo?

Já pode tira o menino Tony da série, agora?

Esse fim, sem fim, foi ruim pra série. Não que o episódio tenha sido ruim. Ao contrário. Mas se não tivesse segunda temporada. Esse final ia me deixar muito frustrada. Na minha modéstia opinião eles tinham que ter deixado alguma dica do que podia acontecer. Ficou tudo muito vago.

No geral, foi uma boa temporada. mas alguns erros técnicos e os diálogos fracos atrapalharam a série. De positivo fica o ritmo da série onde várias coisas acontecem no decorrer da temporada. E as atuações. Do elenco fixo praticamente todos me parecem bem a vontade nos personagens. Mas outra coisa que não gostei foi não termos visto a Teresa "de branco" nem a Teresa se vestir de fato de branco. Espero que a segunda temporada já comece por aí.

Resultado de imagem para queen of the south season 2

Anunciaram a 2ª temporada para 2017. Se estrear no verão americano novamente, as filmagens devem começar já, já!

Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário