quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Atualizando...

Ei, pessoal!

Depois de um tempinho sem postar nada por aqui, retorno para atualizar mais sobre Queen B. Vamos lá?

No dia (13.09) Alice compareceu a pré-estreia do novo filme dos seus amigos Mariana Ximenes e Vladimir Brichta:
                                Resultado de imagem para alice braga estreia

                                                                                    +

A 15ª edição do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, a principal premiação do cinema nacional, ocorrerá no dia 4 de outubro, a partir das 20h, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

Na categoria Melhor Atriz da premiação foram indicadas as atrizes Marcélia Cartaxo, pela interpretação da personagem Querência, no filme “A História da Eternidade”, Alice Braga (Eva por “Muitos homens num só”), Andrea Beltrão (Vivi por “Chatô – O rei do Brasil”), Dira Paes (Florita por “Órfãos do Eldorado”), Fernanda Montenegro (Dona Mocinha por “Infância”) e Regina Casé (Val por “Que horas ela volta?”).

Oito filmes concorrem ao prêmio de Melhor Longa-metragem de Ficção, o mais aguardado: “A história de eternidade”, “Ausência”, “Califórnia”, “Casa Grande”, “Chatô – O rei do Brasil”, “Que horas ela volta?”, “Sangue Azul” e “Tudo que aprendemos juntos”.

Ao todo, 31 produções estão indicadas em 25 categorias. “Que horas ela volta?”, de Anna Muylaert, é o líder de indicações (14), seguido de “Chatô – O rei do Brasil”, de Guilherme Fontes (12), e “Casa Grande”, de Fellipe Gamarano Barbosa (11).

+

O site do USA NETWORK disponibilizou uma entrevista com o autor de La reina del Sur - o livro. Embora não cite a Alice diretamente, eu resolvi traduzir a entrevista, pois achei muito interessante. Confira:

Arturo Pérez-Reverte é o autor de 30 livros que foram traduzidos em mais de 40 idiomas e adaptados em 10 grandes filmes em todo o mundo. Ele também é o autor de La Reina del Sur, a base para a telenovela da Telemundo de mesmo nome e série revelação de sucesso em 2016 da Rede USA: Rainha do Sul. 

USA sentou-se com o autor best-seller internacional e aprendeu mais sobre sua inspiração para Teresa Mendoza, seus pontos de vista sobre os pontos fortes das mulheres, o papel da sorte em nossas vidas, e os desafios da adaptação de Rainha do Sul para o Inglês. 


USA Network: Qual você acha que é a diferença entre adaptar o livro como filme ou como um programa de TV? 

Arturo Pérez-Reverte: Eles fizeram várias séries de televisão de vários livros meus e a diferença fundamental é que há sempre uma maior liberdade para uma série de TV. Elas são mais longas e o desenvolvimento da trama é para uma gama mais ampla de público, por isso há uma maior capacidade de manipular ou modificar o texto original para introduzir personagens secundários e tramas secundárias. O livro original não precisa disso, mas a série de TV, sim. 
Geralmente, eu me envolvo tão pouco quanto possível, mas eu ajudo quando é solicitado - apenas supervisionando o trabalho. E às vezes eu me envolvo em aspectos específicos onde a minha intervenção é solicitada. Neste caso, eu não estava envolvido. 


USA Network: Seja no romance, ou nas obras da TV, o que você acha que são as qualidades mais importantes de Teresa? 

Arturo Pérez-Reverte: Ela é uma mulher em território inimigo. Todas as mulheres estão em território inimigo durante séculos, mas, neste caso, isto é particularmente acentuado porque o mundo do tráfico de drogas é um ambiente hostil e muito machista. Aqui, a sobrevivência de uma mulher em território inimigo é ainda mais espetacular. Esse é o desafio original do romance - se garantir que em um mundo violento machista, que é o território de homens - que, em um mundo onde as mulheres usam as armas dos homens, elas [também] usem a inteligência e penetração de uma mulher. O desafio para ela é fazer mais do que os homens fazem, nessas circunstâncias, para que ela possa se tornar o chefe dos homens. Esse foi o desafio original do romance. 


USA Network: Teresa é alguém que você criou? Foi com base em alguém dos jornais? 

Arturo Pérez-Reverte: Eu estou familiarizado com a violência do mundo das drogas, porque há 21 anos, eu era um repórter em locais de conflito. A violência é familiar para mim e eu também estou familiarizado com as mulheres como vítimas de violência. Eu não baseei [Teresa] em qualquer pessoa específica. Pelo contrário, após o romance ser publicado, havia mulheres ligadas ao tráfico de drogas que foram chamadas "rainhas" e [as compararam] a argumentos deste romance. Há pessoas no México que acreditam que esse personagem foi baseado em um personagem da vida real, e no México, as pessoas têm realmente composto músicas sobre isso. 
Ela é totalmente um personagem fictício. Para criar sua personalidade, eu usei o que eu lembro sobre as mulheres. As mulheres são muito mais lúcidas e muito mais valentes do que os homens. Em tempos de crise, as mulheres têm certas reservas de força moral, que são muito superiores às dos homens. Vi que, tanto em tempos de guerra, quanto em tempos de paz. Então poderíamos dizer que, a fim de construir o caráter de Teresa Mendoza, eu usei tudo o que aprendi sobre as mulheres em uma vida inteira. 


USA Network: Existe um ponto no livro, quando Teresa está na prisão e ela percebe que as mulheres são tão corajosas quanto os homens - e talvez ainda mais. 

Arturo Pérez-Reverte: Normalmente mais do que os homens. Homens são bons para sprints* (*corridas de curta distância). Mulheres são bons para maratonas. Em locais de difícil acesso, em tempos de crise, eu vi os homens fazerem coisas que são muito poderosas e bastante heroicas, mas os homens quebram depois de uma curta distância. De cada 10 homens, oito entrará em colapso antes que eles atinjam a linha de chegada se o esforço é prolongado. 
Com as mulheres, é o contrário. Mulheres mostram o melhor de si nos esforços de longa duração. Sua capacidade de resistir a dor, fracasso e solidão é muito maior do que a de homens - e deixe-me abrir um parêntese: na guerra na Bósnia, as mulheres estavam fugindo junto com as crianças e os homens estavam lutando. Os sérvios iriam estupra-las - e é por isso que as mulheres estavam fugindo - e, nessas circunstâncias, eu encontrei uma família que estava fugindo e haviam várias mulheres, juntamente com as crianças e os avôs que estavam acompanhando-os - um homem e uma mulher. Eram cerca de 65 ou 70. O homem estava totalmente atordoado; ele foi incapaz de reagir. A mulher tinha um rifle de caça a fim de proteger suas noras e seus netos. 
Quando nos viram com nossos casacos, nossos coletes e os capacetes, eles pensavam que eram soldados e ela apontou para nós com seu rifle. Ao mesmo tempo, o velho estava chorando e gritando. Isso é muito típico de mulheres. 


USA Network: Qual é a conexão entre você e a água? Parece desempenhar um grande papel no livro. É algo que é importante para você pessoalmente? 

Arturo Pérez-Reverte: Essa é uma pergunta interessante. Nasci no mar Mediterrâneo. Eu estava sempre olhando para o mar, não em direção à terra. Estive navegando desde que eu era criança. Minha cidade natal tem 3.000 anos de idade. Quando eu era criança, eu iria mergulhar e retirar vasos romanos do fundo do mar. Eu sou um marinheiro. Eu tenho certificações, eu tenho um iate, e eu tenho todas as licenças para navegar, e o mar é muito presente na minha vida. Na verdade, minha filha é uma arqueóloga aquática. Seu trabalho consiste em retirar navios gregos e navios latino-romanos afundados das profundezas do mar. É bastante natural o mar estar presente neste romance, uma vez que está presente em muitos de meus outros romances. Além disso, no mar, há uma velha tradição de ser fora da lei. O mar tem sido sempre um lugar para fortunas ilícitas - sempre. 
Antes, essas fortunas foram o resultado de pirataria e contrabando, e agora as fortunas vêm de tráfico de drogas. E o mar faz com que todas essas coisas possíveis. 


USA Network: Qual é a conexão entre você e o “O Conde de Monte Cristo”? É um livro importante em seu romance Rainha do Sul. 

Arturo Pérez-Reverte: Esse foi um dos primeiros livros que li quando era criança. É um romance absoluto. Há de tudo - traição, vingança, amor, prisão, tesouro escondido, a velhice, nostalgia. É um magnífico romance. É o romance dos romances. Eu tenho inveja daqueles que não leram O Conde de Monte Cristo, porque eles podem lê-lo pela primeira vez. É um romance extraordinário e funcionou muito bem para as personagens femininas. É um romance muito bom sobre aprendizagem. Da mesma forma, quando eu tinha nove anos, eu aprendi muitas coisas lendo este romance. 
Eu decidi que Teresa Mendoza iria descobrir muitas coisas através desse romance. Ela iria descobrir o que qualquer leitor lúcido iria descobrir - que esse livro, e todos os livros do mundo, falam sobre o leitor.


USA Network: No livro, você diz: "Nos últimos anos, Teresa tinha chegado à conclusão de que o mundo funcionava por suas próprias leis incompreensíveis." É uma fala específica da Teresa ou é uma visão de mundo mais ampla? 

Arturo Pérez-Reverte: Você faz boas perguntas. É a perspectiva do autor. O mundo tem regras. A questão é, as regras nem sempre são visíveis a olho nu. O mundo não é um acaso. O mundo é uma sucessão muito meticulosa de regras cósmicas, que incluem dor, morte, fracasso. A questão é essas regras não são visíveis. Você tem que estudá-las, a fim de entendê-las. Livros ajudam a compreender essas regras. A observação da violência também ajuda. Amor, sexo, amizade e lealdade também ajudam. Quando você enfrenta todas essas coisas com lucidez e com o desejo de aprender, é possível entender algumas dessas regras, e se você não os entende em seu conjunto, você pode pelo menos entender parte deles. A guerra é também um outro elemento para a compreensão dessas regras. Vinte e um anos, em países em guerra, também me ajudaram a entender muitas dessas regras. 


USA Network: Há um paradoxo falado pelo personagem Eddie Alvarez no romance. Ele diz: "Há pessoas cuja boa sorte deriva de infortúnios." É uma opinião filosófica? 

Arturo Pérez-Reverte: Eu nem sempre me responsabilizo pelo que os meus personagens dizem, mas eu compartilho desta opinião. Há alguns golpes de má sorte que trazem boa sorte. Considerando que existem coisas boas que trazem má sorte. Isso é o que é divertido sobre o jogo. Você nunca sabe o que está por trás de cada porta que vai abrir. O problema é que à medida que se envelhece, e que o tempo passa, você abriu muitas portas e elas não tem tantas surpresas como quando você tinha 20. Mas continua a haver surpresas. O dia em que não há mais surpresas é o dia de ir embora. 


USA Network: Seus romances foram traduzidos para mais de 40 idiomas. Há algum problema de tradução que já chegou até você? 

Arturo Pérez-Reverte: Geralmente, eu leio as traduções em francês e italiano. Em Inglês, eu os leio com dificuldade. Eu posso lê-los, mas eu não sou capaz de apreciar a qualidade. Eu tenho amigos, no entanto, que os leem e me falam sobre os resultados ... Há uma grande dificuldade na tradução com a rainha do Sul. O romance é escrito em espanhol mexicano e também há um monte de jargões de ambos os criminosos: mexicanos e espanhóis. A tradução é muito boa; é muito fiel. Mas existem algumas áreas que são impossíveis de traduzir. Assim a entonação especial que traficantes de drogas têm quando falam, no seu modo particular de se relacionar com o outro, com uma linguagem especial, infelizmente, se perde na tradução. 
Observei que [na adaptação da Rainha do Sul], as expressões-chave dos traficantes de drogas foram respeitados em espanhol, o que eu gostei muito, porque sendo dito em inglês, eles não pareceriam reais. 


USA Network: No show, temos um ator chamado Joaquim de Almeida que interpreta Don Epifanio Vargas. Ele também estava em outra adaptação baseada em um de seus romances - "El maestro de esgrima". 

Arturo Pérez-Reverte: Ele desempenha o papel de um aristocrata espanhol e ele fez um grande trabalho. Ele é um ator fantástico e eu tenho muito respeito por ele. Ele amava as mulheres e a Espanha. Eu não sei se ele se lembra de mim, mas eu me lembro dele muito bem. Quando eu vi sobre o seu papel nesta série, eu pensei que era muito bom. 


USA Network: Uma das grandes falas que você escreve é ​​"Chito Parro era um daqueles caras que você manda para trazer um carregamento de Coca e ele voltaria com uma Pepsi." 

Arturo Pérez-Reverte: Essa piada funciona em Inglês? No mundo dos traficantes de drogas, pessoas estúpidas morrem mais cedo. Todo mundo morre, mas as pessoas estúpidas morrem mais cedo. É como no mar, se o mar deseja - ele pode matá-lo. Se você é estúpido ou um grande marinheiro, o mar vai matá-lo, mas as pessoas estúpidas sempre morrem em primeiro lugar. Na vida, as pessoas estúpidas morrem primeiro ... Estas são as regras do jogo. E com a idade, você aprende a identificá-los. Você não pode controlá-los, você pode identificá-los.

Essa entrevista foi traduzida do inglês, que por sua vez foi traduzida do espanhol, por isso foi preciso fazer algumas adaptações, mas ainda assim, pode ter trechos confusos. Você confere a original aqui.

Não custa lembrar que hoje o SPACE exibe o último episódio de QOTS, no Brasil. Vale a pena ver de novo, hein?

E continuamos no aguardo de novidades sobre a próxima temporada e outros trabalhos da Alice!
EUA Network: No livro, você diz: "Nos últimos anos, Teresa tinha chegado à conclusão de que o mundo funcionava por suas próprias leis incompreensíveis." É que Teresa específica falar ou é que uma visão de mundo mais ampla?



Arturo Pérez-Reverte: Você fazer boas perguntas. É a perspectiva do autor. O mundo tem regras. A coisa é, as regras nem sempre são visíveis a olho nu. O mundo não é acaso. O mundo é uma sucessão muito meticuloso de regras cósmicos, que incluem dor, morte, fracasso. A coisa é essas regras não são visíveis. Você tem que estudá-los, a fim de entendê-los. Livros ajudam a compreender essas regras. A observação da violência também ajuda. Amor, sexo, amizade e lealdade também ajudam. Quando você enfrenta todas essas coisas com lucidez e o desejo de aprender, é possível entender algumas dessas regras, e se você não entende-los em seu conjunto, você pode pelo menos entender parte deles. A guerra é também um outro elemento para a compreensão dessas regras. Vinte e um anos em países em guerra também me ajudou a entender muitas dessas regras.


EUA Network: Há um paradoxo falado pelo personagem Eddie Alvarez no romance. Ele diz: "Há pessoas cuja sorte boa deriva de infortúnios." É que uma das suas opiniões filosóficas maiores?


Arturo Pérez-Reverte: Eu não sempre tomar responsiblity para os meus personagens dizem, mas eu faço partilhar esta opinião. Há alguns golpes de má sorte que trazem boa sorte. Considerando que existem traços de bom que trazem má sorte. Isso é o que é divertido sobre o jogo. Você nunca sabe o que está por trás de cada porta abrir. O problema é que à medida que envelhecem, e que o tempo passa, você abriu muitas portas e eles não são tão muitas surpresas como quando você era 20. Mas continua a haver surpresas. O dia em que não há mais surpresas é o dia para sair.


EUA Network: Seus romances foram traduzidos para mais de 40 idiomas. Tem uma má tradução já fez o seu caminho de volta para você?


Arturo Pérez-Reverte: Geralmente, eu li minhas traduções em francês e italiano. Em Inglês, eu lê-los com diifculty. Eu lê-los, mas eu não sou capaz de apreciar a qualidade. Eu tenho amigos, no entanto, que os lêem e me dizer sobre os resultados ... Há uma grande dificuldade na tradução com a rainha do Sul. O romance é escrito em espanhol mexicano e também há um monte de jargões de ambos os criminosos mexicanos e espanhóis. O tranlslation é muito bom; é muito fiel. Mas existem algumas áreas que são impossíveis de traduzir. Assim que intotantion especial que traficantes de drogas têm quando falam o seu modo particular de se relacionar com o outro, com uma linguagem especial, infelizmente, se perde na tradução.


Observei que em [a adaptação EUA da Rainha do Sul], que eu gostei muito, as expressões-chave dos traficantes de drogas foram respeitados em espanhol, porque sendo dito na Enlgish, eles não parecer real.


EUA Network: No show, temos um ator chamado Joaquim de Almeida que interpreta Don Epifanio Vargas. Ele também estava em outra adaptação baseada em um de seus romances - El maestro de esgrima.


Arturo Pérez-Reverte: Ele desempenha o papel de um aristocrata espanhol e ele fez um grande trabalho. Ele é um ator fantástico e eu tenho muito respeito por ele. Ele amava as mulheres e Espanha. Eu não sei se ele se lembra de mim, mas eu me lembro dele muito bem. Quando eu vi sobre o seu papel nesta série, eu pensei que era muito bom.


EUA Network: Uma das grandes linhas que você escreve é ​​"Chito Parro era um daqueles caras que você enviar para fora para um carregamento de coque e ele voltaria com a Pepsi."


Arturo Pérez-Reverte: Será que a piada sair em Inglês? No mundo do traficante de drogas, pessoas estúpidas morrer mais cedo. Todo mundo morre, mas as pessoas estúpidas morrer mais cedo. É como no mar, se o mar deseja - ele pode matá-lo. Se você é estúpido ou um grande marinheiro, o mar vai matá-lo, mas as pessoas estúpidas sempre morrem em primeiro lugar. Na vida, as pessoas estúpidas morrer primeiro ... Estas são as regras do jogo. E com a idade, você aprender a identificá-los. Você não pode controlá-los, você pode identificá-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário