quinta-feira, 13 de julho de 2017

Minha modéstia opinião: QOTS (02X05) "El Nascimiento de Bolivia"

                             Exibido pelo USA Network: 06/07/17
                             Previsão no SPACE/ FOX PORTUGAL: 03/08/17
                             SPOILER ALERT!
                           Queen of the South 2x05: El Nacimiento de Bolivia

Episódio cinco...

O que aconteceu em "El Nascimiento de Bolivia"? Talvez fosse melhor perguntar o que não aconteceu em "El Nascimiento de Bolivia"?

Bem: Teresa (Alice Braga), James (Peter Gadiot) e Guero (Jon Ecker) - que trio, meus amigos - foram para a... Bolívia, atrás do El Santo. Encontraram Leo, uma ex do Guero ("Essa é a Leo?") que depois de um minuto em cena, logo envolveu nossa Teresa em mais uma enrascada, agora em uma quase overdose de cocaína, a mando de uma comandante/capitã do exército Boliviano que faria Capitão Nascimento parecer fiscal de creche.

Só nesse início de episódio, a assinatura feminina de Queen Of The South já salta aos olhos. Temos Teresa, a protagonista; Leo, a informante e a "vilã" da vez, uma oficial do exército: três mulheres ocupando personagens que são predominantemente interpretados por homens. A brincadeirinha da informante de Guero ter um nome/apelido masculino talvez não tenha sido em vão, afinal de contas.

Seguimos com James e Guero unindo forças para salvar Teresa que tá ficando muito loca, tadinha. E a dinâmica entre esses dois é bem legalzinha de ver, mas descaracteriza um pouco a série, porque fica parecendo um negócio meio a Saga Crepúsculo; a mocinha que não sabe quem decidir, quando, na real a gente sabe que a nova Teresa não pode escolher o Guero, se tiver amor-próprio (ponto pra Leo por ter dito que as duas merecem coisa melhor), porque ele já provou por A mais B que quando o bicho pegar de vez, ele se salva primeiro e no máximo dá um telefonema pra Teresa pra ela tentar correr rápido o bastante.

Destaques dessa primeira parte de episódio: o VRÁ que a Teresa deu na cara da Leo quando ela chegou na casa dela; Guero falando que percebe o jeito que James olha pra Teresa (quem não percebe, não é mexmo?); E aquela cidade Boliviana: será que era cenográfica? Achei tão legal!

Resultado de imagem para queen of the south episode 5
Camila (Veronica Falcon) ficou meio de coadjuvante nesse episódio, e eu devo confessar que embora aproveite bastante as cenas da Veronica, os melhores episódios pra mim são os que Teresa tem oportunidade de brilhar, e não ficar na "aba" da Camila. A meu ver já passou da hora da Teresa ter mais vida própria e seus próprios pequenos negócios dentro da trama da série que ainda é muito centrada na disputa Camila x Epifanio (Joaquim de Almeida).

Essa disputa aliás, nos rendeu o plot de Pote (haha) desse episódio, que eu achei meio desnecessário no começo, mas depois compreendi a importância na trama da série. Ao mandar Pote (Hemky Madera), literalmente, entregar a cabeça de seu compadre e amigo, Camila não só manda um recado para seu (agora oficialmente ex) Epifanio como comprova para nós, a audiência, a lealdade de Pote; com um adendo importante - Pote parece ter feito exatamente o que ela mandou, mas na cena final em que ele aparece sentado, ele parece neutro a situação, um tanto quanto contrariado: sabemos que a lealdade dele pende muito mais para o lado de Teresa, e Camila mandar ele matar um dos seus melhores amigos de Chihuahua (Melhor nome de cidade, aliás!), alguém por quem ele obviamente sentia respeito, conta como um ponto a menos para Camila.

Enquanto isso na Bolívia, a série piora meu medo de dentista, e depois colocam o nosso trio em um hotel, onde assim que Teresa diz pra James que é melhor eles - todos - ficarem juntos pra não dar nenhuma m**da, o negócio todo desanda e eles acabam na cena da piscina que tá rolando no trailer desde o começo da temporada... uma cena daquelas, bicho... 
                             Resultado de imagem para queen of the south episode 5
Leo faz sua passagem, James e Guero terminam de saco na cabeça e Teresa, amarrada em uma cadeira, cai no fundo da piscina onde as capsulas de bala vão caindo ao lado dela (U.A.U) e eu só fiquei me perguntando o trabalhão que não dá pra Alice fazer essas cenas todas que ela faz... que dó, que agonia que esse episódio me deu.

Epifanio recebe lá no México os papeis de divórcio praticamente assinado a sangue, junto com a cabeça de mais um aliado, esse negócio de ser aliado de Epifanio, é uma furada, hein? E Teresa é salva do fundo da piscina, por alguém misterioso, para logo acordar acorrentadíssima, meio de cabeça pra baixo em uma cela! Gente, vamos dar um descanso pra menina Teresa!

E fica a questão: O que esperar do próximo episódio? 

A promo do episódio 06 é bem reveladora. El Santo diz que Teresa tem que escolher entre James e Guero. Vamos ver onde isso vai dar. Vou tentar postar a próxima review na semana que vem, mas eu estou tendo dificuldades em assistir a série, então talvez eu volte a postar dois episódios de vez, nesse caso, seriam o 06 e o 07. Vamos ficar ligados em QOTS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário