segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Top 05: melhores cenas da Alice Braga

Melhores cenas

O top cinco de hoje traz as minhas cenas preferidas da Alice nos filmes (não contei suas participações em séries e minisséries). Obviamente é uma escolha pessoal. Confiram meus momentos preferidos da atuação da Alice:

5. A cena do ônibus em On The Road

Resultado de imagem para alice braga na estrada

Terry (Alice) é uma coletora de algodão e mãe solteira. Sal Paradise é um aspirante a escritor (e alter ego do famoso autor Jack Kerouac). O encontro desse casal improvável é pra mim uma das coisas mais fofas desse filme que é uma adaptação de um clássico literário americano escrito pelo Kerouac. Dirigida por Walter Salles, eu acho uma pena que o filme não tenha dado o destaque devido ao romance de Sal com Terry: no livro ela é a primeira personagem que faz Sal refletir sobre a possibilidade de fincar raízes em um único lugar e deixar a vida errante, e a cena em que Sal pergunta se pode sentar ao lado dela porque não há mais lugar no ônibus vazio é uma boa pitada disso.

4. A cena da chuva em Ensaio sobre a Cegueira
Resultado de imagem para alice braga ensaio sobre a cegueira

Na adaptação da obra de Saramago, Alice vive uma garota de programa aparentemente ambiciosa. Após ser afetada pela cegueira do título, ela acaba se envolvendo com alguém totalmente fora dos padrões das pessoas com quem ela costumava conviver. Depois de passar por muitos perrengues - de racionamento de comida à uma tentativa horripilante de estupro coletivo - uma turma se junta e acaba deixando o local onde são confinados. Quase no fim da jornada deles, o diretor Fernando Meirelles, nos presenteou com uma cena dos atores tomando um banho de chuva, que não dá pra descrever de tão simbólica que é. Todos os atores brilham nessa cena, incluindo nossa querida Lili.

3. Narrando o fim de Eu Sou A Lenda
Resultado de imagem para i am legend alice braga

Não dá pra falar muito sobre essa cena sem dar spoiler, então apesar desse filme já ter quase dez anos, vou deixar tudo muito subentendido aqui. Os entendedores, entenderão; na cena final do filme vemos e ouvimos Alice narrar sua trajetória rumo a uma colônia segura, enquanto nos explica que se queremos evitar o fim da humanidade não temos que esperar por nenhum super-herói, a responsabilidade é nossa, porque todos nós somos lendas.

2. Qualquer uma em Cidade de Deus
       
A menina bonita que se envolve com aspirantes à traficantes em uma favela qualquer do Rio de Janeiro. Antes disso se tornar clichê (e no filme que é, uma das razões pela qual isso se tornou clichê, diga-se de passagem), Alice dá a vida a Angélica de uma maneira tão entregue, tão natural, que é difícil acreditar que esse na verdade foi seu primeiro filme e impossível escolher apenas uma cena dela, embora a conhecida cena da praia seja um ótimo exemplo. A favela, é claro, não era uma favela qualquer e acredito que até hoje Cidade de Deus, ao lado da Rocinha, é uma das mais conhecidas comunidades do Rio.

1. Cantando Cry Me a River em Repomen

Já falei dessa cena milhares de vezes aqui no blog, mas vale a pena conferir novamente essa cena que dura apenas alguns segundinhos, mas que é muito bonita, quase hipnótica. Ainda estou esperando Alice cantar mais em outros filmes.

                   

E aí?
Faltou mais alguma cena importante/impactante?

Nenhum comentário:

Postar um comentário