segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Top 05: filmes de ficção científica com Alice Braga

Olhá só quem tá de volta! O top 05 faz seu retorno depois de um tempinho, porque fazer a review de QOTS e ainda escrever o top05 ao mesmo tempo é uma insanidade pra quem não tem tido tempo nem de conferir o próprio e-mail... Mas vendo a galera que tem acessado o blog diariamente (quanta gente!), não posso deixar de atualizar vocês e ainda trazer esse top 05 de bônus.

E, o top 05 de retorno traz um tema do qual Alice é expert. Ela é conhecida internacionalmente por esses filmes. Aqui estão os 05 filmes de ficção científica com Alice Braga. Só relembrando que a lista não segue nenhuma ordem de melhor, mais famoso, nem nada:

5. Ensaio sobre a cegueira

Muita gente pode torcer o nariz, mas quem disse que ficção científica precisa de ET's e naves e não podem incluir (e se resumir a) reflexão filosófica? 1984, Admirável mundo novo, e até Planeta dos Macacos, estão aí para nos provar que isso é mero pré-conceito. Nessa obra linda adaptada do livro do maravilhoso José Saramago, o brasileiro Fernando Meirelles repete sua parceria com Alice, parceria iniciada na publicidade e levada para as telonas no clássico nacional Cidade de Deus. Em "Ensaio sobre a cegueira" Alice interpreta uma garota de programa, uma das primeiras humanas infectadas pela misteriosa cegueira que acomete boa parte da humanidade, com uma importante exceção. Cada vez que você ler/assistir essa obra, você reflete sobre uma coisa diferente. A crítica especializada não gostou do filme e algumas pessoas deixaram a exibição em Cannes por considerar algumas cenas muito fortes, mas quem tem o DVD do filme pode conferir que o próprio José Saramago se emocionou muito e aprovou o filme, anos antes de sua morte.

4. Repomen

Desconhecido de uma grande parcela de pessoas, esse é um dos meus filmes preferidos com Alice. Em um futuro distópico, órgãos artificiais são fabricados e vendidos para pessoas com enfermidades, o que naturalmente diminui os índices de morte. Mas quando a pessoa não consegue pagar os órgãos precisam ser "devolvidos" e, sim, isso muitas vezes incluem a morte dos portadores. Repomens são as pessoas que pegam os órgãos de volta, e Alice faz a esposa de um desses coletores que se vê necessitado de um órgão também. Sua personagem foi feita para uma atriz loira e de olho azul, mas os produtores gostaram tanto do teste da Alice que deram o papel pra ela.
Eu entendo o motivo do filme não ser um sucesso estrondoso que a presença de Jude Law indicava: ele é o tipico filme europeu com humor negro e violência explicita, além disso, o final é desapontante. Apesar disso, vale a pena assistir por motivos de Jude Law, uma ideia original e Alice cantarolando Cry me a River em uma das melhores cenas da vida dela!

3. Os predadores
É uma sci-fi, filme de ação ou é um filme de terror?

Bem, os produtores e o diretor desse filme tentaram misturar um pouco dos três elementos nesse filme que ao contrário do acima citado é o meu menos preferido filme da Alice. Parte da lendária franquia dos Predadores, ao contrário de Repomen é o típico cinema entretenimento com cenas de ação, mortes sem sentido, suspense e monstros. Vale a pena ver Alice fazendo a mais f*dona de todos mesmo no meio de um monte de marmanjo, e ela mesmo declarou que aceitou o convite só para trabalhar com pessoas que ela admirava como o excelente Adrien Brody e o famoso produtor/diretor Robert Rodriguez; o filme foi bem sucedido o suficiente para dar continuação franquia, mas não tão bem sucedido assim já que essa continuação - que não vai contar com a Alice - está no papel há anos.

2. Eu Sou a Lenda
Resultado de imagem para i am a legend


O mais icônico dos papeis de Alice internacionalmente, o motivo a qual todo mundo da gringa reconhece Alice no Insta e no Twitter, foi curiosamente o primeiro papel de destaque internacional da Lili. Sua personagem não é tão grande assim, mas sua existência na história do (aparente) último homem vivo depois de uma espécie de praga zumbi/vampira/seiláquediaboeraaquilo, pavimentou a carreira da Alice como interprete de moças BADASS-mas-ainda-assim-lindas-e-vulneráveis. Tem Will Smith, tem Alice Braga, foi dirigido por Frances Lawrence (que depois viria a dirigir alguns dos filmes da franquia Jogos Vorazes). Como não amar esse filme?

1. Elysium

Tive dúvida qual apareceria primeiro se I am Legend ou Elysium, mas como não há nenhuma regra aqui, eu dei um voto de confiança a Elysium porque a crítica social presente nesse filme é pra fazer qualquer George Orwell se orgulhar. Em um futuro - veja só: distópico - a humanidade está dividida entre os que vivem na miséria (e vivem na terra) e os que vivem em Elysium (um super condomínio de luxo espacial). O filme tem vário pontos positivos, elenco estelar, e é bem feito, mas infelizmente faltou alguma coisa nele e embora não possa ser considerado fiasco não fez tanto dinheiro quanto o estúdio esperava. Foi o primeiro filme hollywoodiano de Neill Blomkamp (do famoso Distrito 9), e acho que isso pesou para alguns erros no filme. O que pessoalmente mais me incomodou foi a personagem da Alice servir apenas de interesse amoroso do Matt Damon quando tudo na personagem dela grita que ela é a última mulher da face da terra a esperar qualquer favor de um homem, ela seria mais do tipo que arregaça as mangas e fazem uma revolução.

E aí, gostaram? Caso alguém tenha sugestão de temas para as próximas segundas, a sessão de comentários está aí pra isso:

Um comentário:

  1. Excelentes filmes, esse é um género incrível. Adoro muito os filmes de ficção cientifica e eu quando vi o trailer de Blade Runner 2049 já quería ver, ancho que é umo dos melhores filmes de ficção científica, automaticamente escrevi nos filmes que deveria ver porque o elenco é realmente de grande qualidade, sobre tudo Harrison Ford é um dos meus preferidos, por que sempre tem filmes com grande sucesso e leva o seu personagem ao nível mais alto da interpretação, seu trabalho é dos melhores, um filme que desde o meu ponto de vista, é um dos melhores projetos.

    ResponderExcluir