sexta-feira, 22 de julho de 2016

Na minha modéstia opinião "Estratégia de entrada" + Queen of the South 1x04 Promo "Lirio De Los Valles" (HD)

Na minha modéstia opinião "Estratégia de entrada"
                    
Parece que os roteiristas e o diretor desse terceiro episódio leram minha critica anterior e concertaram praticamente tudo o que me incomodou no segundo capítulo! Brincadeiras a parte, “Estratégia de entrada” cumpriu a missão da série de mostrar o caminho percorrido por uma jovem para se tornar chefona do narcotráfico: podemos ver pela primeira vez Teresa (Alice) utilizando de seus conhecimentos para ascender na hierarquia do tráfico e ainda mostrando lealdade ao grupo que, no momento, é o local “menos pior” para ela estar.

Mas, antes disso, voltemos um pouco no capítulo. No episódio anterior Camila (Veronica Falcon)tinha sacado a importância que Teresa (ou, como sabemos, o caderno de Guero) tem para Don Epifanio (Joaquim Almeida) – que, aliás, não deu as caras nesse episódio. Podemos ver a sacada de Camila ao esconder Teresa no lugar mais obvio de todos: bem embaixo do nariz do Epifanio, e ainda, começamos ver os outros lados da – atual – rainha do sul (Camila) que é uma mãe sofrendo pela impossibilidade de criar sua filha e gerir os “negócios”, dilema feminino super atual, né? (desconsideremos a parte do narco, por um instante).

Aliás, preciso dividir com vocês o insight que eu tive sobre a figura da rainha Teresa que aparece para a ainda iniciante e sofredora “Teresita”.
Pensemos juntos: a série é toda sobre pussy power, né? Das tres personagens femininas de destaque(Teresa, Camila e Brenda) só falta, ainda, a Brenda (Justina Machado) mostrar ao que veio – e algo [o twitter] me diz que isso não vai demorar a acontecer. A cena do “crazy green place” [não como foi traduzido para o português] se referir a uma cor de esmalte, para mim, deu esse estalo: que traficante de drogas iria sacar isso, além de duas mulheres? Como diria o Wesley “palmas pra você”, roteiristas de QOTS!

E foi aí que eu cheguei a conclusão de que a rainha, na minha modéstia opinião, nada mais é do que a intuição feminina de Teresa! Ela é a rainha do sul que já existe dentro daquela garota esperta e toda trabalhada nos problemas, capaz de sobreviver as mais dificis arguras (eu ainda não superei os 23 pacotes no estomâgo, gente). 
 
A força feminina está presente em todos os aspectos do roteiro/ história: prestem atenção na paleta de cores vermelha que segue a Camila, por exemplo – de detalhes nas roupas, até a iluminação de determinadas cenas onde ela aparece naquele bar/boate/bordel. O vermelho é uma cor quente que remete a força e ao poder. Mas também está culturalmente associado a elementos do universo “feminino” como o desejo e a paixão. Ahn... interessante, hein... E a cor predominante da Queen será o branco [Carminha, de Avenida Brasil, feelings...] o que me diz que Teresa será uma rainha bem diferente da sua atual chefe.

Enfim, tudo funciona e se encaixa nesse episódio: eu até conseguir sentir simpatia por Brenda correndo com seus chinelinhos e o seu filho decorativo, embora toda a minha simpatia foi por água abaixo quando ela ligou para Teresa pra reclamar do modo como ela estava entrando nos EUA - aliás falaremos mais dessa que foi a cena mais f*d@ da série daqui a pouco.

Tem ainda, o fato de que paira o mistério sobre a atitude do James (Peter Gadiot). Ele está dando aqueles avisos para Teresa porque não confia em Camila, e por que quer realmente ajudar Teresa, ou, ele está seguindo as ordens de Camila e sacou que essa é a melhor forma de conquistar a confiança de Terê? Na cheguei a nenhuma conclusão ainda, mas talvez seja porque eu fico meio distraida com o charme do Peter Gadiot. Shame on me...
                
Até a conversa que a Camila tem com o advogado escroque tomou outro ritmo – embora o close errado na cruzada de pernas foi totalmente desnecessária – mas QOTS finalmente aprofundou seu roteiro para algo mais que uma jovem pobre correndo para salvar sua vida. Quer uma prova disso? Voltamos para a cena final onde Brenda pergunta a Teresa se a América é tão ruim quanto dizem (só essa pergunta já é f*d@, em uma série que constantemente cita o sonho americano!) e aí Teresa olha para o ratinho cherando o amigo morto, olha pra situação podre em que ela se encontra e diz entre lágrimas pra Brenda que não, que ela vai adorar os EUA... e aí eu fiquei assim... Sem saber o que falar só o que sentir...
Observações (im) pertinentes:

- Pra que contratar uma atriz adulta pra fazer o papel de uma adolescente de catorze anos (Isabela)?    

- Don Epifanio que se cuide por que o episódio mais esperto da série nao contou com ele...

- As cenas de flashback com Guero estão realmente funcionando como forma de demonstrar o amor entre ele e Teresa.
 
E confira o promo do próximo episódio:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário