segunda-feira, 4 de julho de 2016

Entrevista completa traduzida para Wagner Moura

Confira a entrevista completa que Alice concedeu a Wagner Moura para a ótima revista norte-americana Interview. As entrevistas para essa revista são enormes, então a culpa não é minha... A entrevista é muito amorzinho. Queen B fala sobre QOTS, curiosidades do set de Cidade Baixa e eles falam sobre como ela salvou Wagner Moura uma vez.

Queen of the South começa no final: Teresa Mendoza, uma queenpin preeminente da droga na América e protagonista da série, é atingida através de uma das enormes janelas de sua casa. "Eu sabia que esse dia chegaria", diz ela calmamente em uma narração. Baseado no romance do escritor espanhol Arturo Pérez-Reverte, o novo drama do USA acompanha a jornada de Teresa, do México aos EUA, e sua evolução de uma jovem mulher vulnerável a uma criminosa poderosa. A atriz brasileira Alice Braga, que fez sua estreia no cinema aos 18 anos de idade, no indicado ao Oscar “Cidade de Deus”, estrela como Mendoza. Embora o show é predominantemente em inglês, Braga também é fluente em espanhol.
Enquanto a maioria dos falantes de inglês reconhecerá Braga por seu trabalho em filmes de ação de Hollywood, como “I Am Legend” e “Elysium”, as raízes de Braga mantem-se firmemente no Brasil. Ela é proprietária de uma empresa de produção, Los Bragas, em São Paulo, a cidade em que ela foi criada. Muitos dos membros de sua família estão na indústria do cinema e da televisão; sua tia e mãe são atrizes e sua irmã é uma produtora. Aqui, Braga fala com seu amigo de mais de uma década Wagner Moura que, coincidentemente, estrela como o real chefão de drogas, Pablo Escobar, em “Narcos” da Netflix.

WAGNER MOURA: Eu fiz o meu dever de casa em você. Eu costumava ser um jornalista anos antes de nos conhecermos, por isso me lembra do tempo que eu era um jornalista. Eu acho que nós nos conhecemos em 2003, certo?

ALICE BRAGA: Sim. Era 2003, porque eu tinha 20 anos, e eu fiz 21 anos com vocês no set.

MOURA: Você era apenas uma menina.

BRAGA: Eu era um bebê.

MOURA: Lembro-me claramente o primeiro dia em que te conheci. Você chegou para substituir uma atriz, então você tinha aí, 10 ou 15 dias antes de começar a filmar. Você apareceu e eu não sei como exatamente, era você e Lázaro [Ramos] e eu, mas acabamos indo para bares bem baixo nível, em Cachoeira. Você se lembra disto?

BRAGA: [Risos] Eu lembro.

MOURA: Nós estávamos bebendo cachaça e dançando. Quando falo de um bar de baixo nível no interior do Brasil, eu não sei se as pessoas têm uma compreensão exata do que isso significa.

BRAGA: É definitivamente muito barato...

MOURA: Um lugar muito barato. Muita diversão.

BRAGA: Eu me lembro disso. Tivemos cachaça e conhaque um dia, mas eu acho que foi no set.

MOURA: Muita bebida envolvida. [Risos]. Nós estávamos trabalhando com outra atriz, e nós estávamos como, "O que vai acontecer?" O diretor só decidiu que ele ia substituir a atriz, e você chegou. Quando fomos a todos os bares, eu me lembro de pensar: "Ela é tão legal." Cidade Baixa acabou sendo um filme muito importante para você – para todo nós, eu acho, mas especialmente para você, certo?

BRAGA: Sim, definitivamente. E obrigado por dizer que você pensou que eu era legal. [Risos]

MOURA: Sim, eu acho que você é.

BRAGA: [Ambos riem] Quando eu fiz “Cidade de Deus”, eu tinha 18 anos, e foi durante minhas férias de julho. É inverno para nós, por isso temos apenas um mês de folga. Quando eu estava no Rio em filmagem, eu vi vocês fazendo “A Máquina” [peça de João Falcão]. Eu vi você e Lázaro e Vladimir [Brichta] e Gustavo [Falcão]: você e Lázaro juntos. E eu amei a peça. Para mim, isso mudou minha perspectiva sobre a atuação e teatro. Eu tinha 18 anos e eu estava encantada; era tão incrível ver este grupo de atores fazendo o mesmo personagem e a direção que vocês tomaram. Eu me apaixonei completamente. Então eu terminei “Cidade de Deus” e eu voltei para São Paulo e terminei a escola e comecei a frequentar a universidade (...). Quando eu recebi a ligação para ir para Cachoeira para conhecer vocês, eu me lembro exatamente quando me disseram quem ia estar no filme. Lembro-me do sentimento de, "Oh meu Deus, estes são os caras que eu me apaixonei, que me inspiraram a decidir, 'Ok, vamos fazer isso.'" De repente, eu me encontrei com vocês, nesse quarto em cima de uma fábrica de tabaco. [Risos]

MOURA: Foi uma preparação intensa.

BRAGA: Foi! Foi tão intenso. É claro que a personagem era um grande desafio para mim, mas também a química entre nós três, encontrar isso e, em seguida, aprender com vocês e realmente começar a trabalhar em algo tão profundo como "Cidade Baixa". Eu aprendi com todos; eu aprendi com o professor de atuação que tivemos, eu aprendi muito com vocês. “Cidade de Deus”, para mim, foi uma mudança de vida, por muitas razões: foi meu primeiro filme e o filme foi reconhecido em todo o mundo e eu consegui o meu agente. Mas “Cidade Baixa” foi o filme mais importante para mim como atriz porque ele me deu uma perspectiva do que eu amo sobre isso, e como é incrível quando você coloca a sua alma e dar-se 100 por cento para o que você está fazendo. Eu sempre digo esta história para os jornalistas, porque eles sempre perguntam: "O que você lembra que foi muito importante para você e sua carreira?" Lembro-me de uma cena com você, estamos no quarto e você vem a mim e me pede para ficar com você, e eu digo, "Eu não posso. Eu não posso ficar com você e eu não posso ficar com ele. Eu não posso", e você me agarra e empurra-me contra a parede. Você está me empurrando e eu estou tentando argumentar. Naquele momento, olhando em seus olhos e ter o nosso DP [operador de câmera] em cima da cama para tentar capturar isso, e toda a energia que tivemos, foi um dos momentos que, mudaram minha vida. Lembro-me de sua paixão, eu lembro dos seus olhos, e eu me lembro como estávamos, com o DP.

MOURA: Sim, essa foi uma cena muito, muito bonita. Eu sentia o mesmo sobre ela. “Cidade Baixa” é um dos filmes favoritos que eu fiz. Acabamos indo para o Festival de Cinema de Cannes, com isso, o que foi legal também. Lembra quando fomos convidados a andar no tapete vermelho de um filme que eu não me lembro o nome mais, por razões que: eu explico agora? [Braga ri]. Foi um filme com Bill Murray ou algo assim. Estávamos tão elegantes. Eu tinha um smoking e você estava tão bonita e as pessoas estavam tirando fotos de nós, mesmo que eles não tivessem a menor ideia de quem diabos erámos. Eu estava tipo, "Alice, eles estão tirando fotos de nós. Olha!" Nós caminhamos pelo tapete vermelho e quando chegamos à entrada do teatro, um cara - um guarda ou publicitário - mostrou o nosso caminho para fora do teatro. Nós estávamos rindo muito, rindo tão alto, como: "O que está acontecendo?"

BRAGA: Essa foi a primeira vez que andamos em um tapete vermelho, pelo menos para mim, tão grande.

MOURA: Oh sim, definitivamente. Um monte de estrelas de Hollywood estavam lá. Cidade Baixa, como Cidade de Deus, foi uma das grandes coisas no festival de cinema.

BRAGA: Eu amo essa história.

MOURA: Então, aqui estamos agora, no negócio de cocaína. Isso é onde acabamos. Deixe-me perguntar-lhe algo a respeito de “Queen Of The South”. Primeiro de tudo, eu quero saber como foi, porque nós não falamos sobre o fato de que nós dois estamos interpretando traficantes de drogas ao mesmo tempo.

BRAGA: E que somos chefes!

MOURA: Sim, nós somos os chefes da coisa toda. Como você se preparou para interpretar um personagem como esse? Qual foi a primeira coisa que você pensou: "Isto é o que eu tenho que fazer agora."?

BRAGA: Ele é baseado em um romance de Arturo Pérez-Reverte, este maravilhoso escritor espanhol. Eu li o livro, há oito anos. Uma grande amiga minha me deu o livro, e ela disse: "Você precisa ler este livro porque é uma história forte e bela, sobre esta mulher. Talvez ela seja um bom personagem para você interpretar, mas apenas leia". Os anos se passaram e eles fizeram a versão da telenovela em espanhol, e eu estava feliz que eles fizeram isso, porque eu sempre pensei que era uma personagem tão bela para uma mulher interpretar. Quando me chamaram, eu não podia acreditar que, oito anos depois de ter lido o livro e adorado a personagem, eles vieram a mim. Foi muito especial. Foi engraçado porque “Blindness” [Ensaio sobre a cegueira, no Brasil] que é baseado no livro de José Saramago, foi também um livro que eu amava, por isso, quando eles me convidaram foi o mesmo sentimento. Para “Queen Of The South”, o meu principal [motivo] para me inscrever era o personagem e o livro, porque era uma jornada que eu realmente queria interpretar. Então, logo depois que eu fui escalada, fui direto para o livro e fiz anotações, conseguindo todos os pequenos detalhes sobre o que as pessoas dizem sobre ela, quem ela é, que tipo de mulher que ela é no mundo que ela nasceu, como ela consegue sobreviver - tudo isso. Apenas tentando honrar o livro e ter uma melhor compreensão do mesmo. Eu tenho um professor de atuação que me ajuda. Ele trabalha comigo na preparação – lendo as falas, tendo ideias e desenvolvendo diferentes formas de abordar os personagens.

MOURA: E você, basicamente, trabalhou sob o livro. O livro foi a sua principal fonte.

BRAGA: Sim. Eles decidiram depois mudar o curso da história. Eles têm a inspiração do livro - esta personagem Teresa Mendoza, que vai de ser a namorada de um traficante de drogas a fugir [para salvar] sua vida. Ela escapa do cartel de Sinoloa, no México. No livro, ela vai para a Espanha, e na série ela vai para os EUA, porque os roteiristas decidiram mudar a jornada da personagem, eu sentei com eles e disse: "O personagem que eu quero interpretar é o personagem que está no livro. Essa é a minha paixão. Então eu vou me basear em como ela iria responder a estas novas coisas que vocês estão criando, nas pequenas notas e detalhes que Arturo Pérez-Reverte escreveu”. Eu realmente fui para o livro todo o tempo para obter pequenos detalhes que eu amo sobre ela, como ela nunca se vitimiza, ela é alguém que escuta mais do que fala, que observa muito e tem uma bela força interior. Ela poderia ter morrido; qualquer coisa poderia ter acontecido ao longo de toda sua vida. Ela foi abusada sexualmente. Ela vem de circunstâncias muito pobres. Esses pequenos detalhes de sua vida. Eu tentei honrar. O que quer que eles escreveram, a minha principal fonte de preparação foi o livro.

MOURA: Então ela é mexicana, mas tudo é falado em inglês?

BRAGA: Eles decidiram fazer toda a série em inglês para o público americano.

MOURA: Você tentou um sotaque mexicano?

BRAGA: Eu queria. Falo espanhol com sotaque mexicano em algumas cenas. Eu queria mudar meu sotaque a um inglês com sotaque mais mexicano, mas eles começaram a neutralizar todos, em vez de engrossar o sotaque. Eles queriam que fosse fácil para as pessoas entenderem. Essa foi uma escolha que eles fizeram e eu fui junto.

MOURA: Ainda é difícil para você trabalhar em outro idioma que não seja português? Acho que agora, você trabalhou mais em inglês do que em português.

BRAGA: Ainda é um desafio. Eu nunca pensei sobre isso, mas eu acho que é verdade, já fiz mais trabalho em inglês do que em português. Porque eu sou tão próxima de minha família e amigos e eu sempre falo português, meu coração e minha mente vai para o português. Uma vez que eu estava no set, depois de três ou quatro meses fazendo a série trabalhando duro todos os dias e só falando inglês, tornou-se mais fácil. Sua mentalidade está lá e você está sonhando em inglês e você está se concentrando nessa língua. Mas é difícil, de certa maneira, você está traduzindo de um lado para o outro. Como é isso para você?

MOURA: É um pesadelo. Inglês ou Espanhol, a qualquer hora que eu faço algo que não é português, meu cérebro está colocando muito esforço. É como: parte de seu cérebro está lá fazendo o personagem e a conexão com as emoções do personagem, e a outra parte do cérebro é como, 'Será que estou pronunciando bem? Isso está correto? "

BRAGA: [Risos]. Eu passo pela mesma coisa. Se você quiser improvisar ou apenas colocar o seu coração, é realmente difícil trazer essa intensidade.

MOURA: Minhas emoções primordiais saem da minha boca em português. Mas deixe-me te perguntar, fazendo “Queen Of The South”, a sua perspectiva sobre o comércio de drogas mudou? Você acha que as drogas devem ser legalizadas?

BRAGA: Na série, a principal jornada é sobre essa personagem e não a cocaína. Na primeira temporada, nós estamos mostrando o caminho para chegar lá - a relação do personagem com a cocaína é através de seu namorado e por esta mulher que contrata ela. No outro dia eu estava conversando com um jornalista e eles me perguntaram sobre "Narcos", e o que eu acho que é brilhante é que Narcos não só é baseado em uma história verdadeira, mas segue o caminho da cocaína. Segue toda a explosão de cocaína no mundo, e é realmente contar a história deste produto, esta droga. “Queen Of The South” é diferente porque o foco não é sobre a droga; É sobre este personagem. Mas temos [que encontrar], a balança de, "É entretenimento, mas a cocaína não pode ser uma parte divertida disso ou algo que idealizamos relacionada com a ação, fama ou dinheiro". É sempre o ponto que eu estou tentando discutir com os roteiristas. Se você olhar para o que está acontecendo, especialmente que, eu interpreto uma mexicana e nós estamos falando sobre o mundo mexicano que está além do devastador. A situação com os cartéis e o que estão fazendo para a comunidade, para as cidades, para todo o país, é de partir o coração. Glamourizar isso, é uma maneira totalmente errada de seguir.

MOURA: Como você disse, “Narcos” é muito sobre o nascimento do comércio de drogas, e quanto mais eu entendo sobre isso, mais eu tenho certeza que a "guerra às drogas" é um grande fracasso. Eu definitivamente acho que as drogas deveriam ser legalizadas, porque, como você disse, as pessoas que estão realmente morrendo nessa guerra são pessoas que vivem nos bairros pobres dos países que exportam ou produzem drogas. Eu acho que o vício é um grande negócio, e deve ser tratado como um problema de saúde, não um problema de polícia. A guerra está matando mais as pessoas viciadas. Eu sempre pensei que as drogas devem ser legalizadas, mas agora, fazendo Narcos, estou 100 por cento certo sobre isso.

BRAGA: Exatamente, eu concordo. Em todo o mundo, todas as relações com as drogas vêm da violência de tentar parar isso ou de tentar contrabandear. O que está acontecendo na fronteira dos Estados Unidos e do México é de partir o coração.

MOURA: É brutal.

BRAGA: Você já viu o documentário “Cartel Land”?

MOURA: Eu vi na semana passada. Sobre esse doutor [José Manuel Mireles] que criou uma milícia? Que personagem.

BRAGA: É uma loucura. É um filme maravilhoso por causa disso.

MOURA: É uma história tão triste. Em nossos países, os países da América do Sul, o tráfico de drogas traz violência para...

BRAGA: ... As favelas.

MOURA: A um nível que está além da compreensão. Eu acho que a melhor maneira de parar isso é tendo o governo controlando as drogas. Mas eu quero te perguntar um pouco sobre o Brasil também. Como é sua relação com o Brasil agora? Eu sei que você gosta de estar lá e adora trabalhar lá, mas como você equilibra o trabalho nos EUA e trabalhar no Brasil? Como você vê a indústria cinematográfica brasileira agora, e como você acha que eles te veem? Quer dizer, eu posso responder a essa última para você.

BRAGA: [Risos] Posso te perguntar? Porque eu não sei, na verdade.

MOURA: Eles te amam, e os brasileiros têm uma compreensão muito precisa de quem você é. Eles a veem como uma grande atriz, que você é, e um grande ser humano, que você também é. Eles estão muito orgulhosos de você e de todos os filmes que você está fazendo no exterior. Como você vê a indústria no Brasil?

BRAGA: Bem, obrigado por tudo o que você acabou de dizer. Eu te amo.

MOURA: Não é minha opinião. É dos brasileiros. [Risos]

BRAGA: [Risos] que pessoas calorosas. Acabei por ter essas portas abrindo-se para mim quando eu era muito jovem para trabalhar fora, o que foi maravilhoso. Eu apenas me joguei nisso pela curiosidade, através de um desejo de conhecer novas pessoas e me desafiar com diferentes possibilidades, e acabei trabalhando muito aqui. Mas o Brasil é de onde eu vim; sou 100 por cento brasileira, eu tenho a minha casa em São Paulo e eu realmente acredito no nosso cinema e no talento que temos. Acho que temos uma indústria cinematográfica maravilhosa.

MOURA: Você tem uma empresa de produção no Brasil, certo?

BRAGA: Sim! Exatamente. Eu tenho uma empresa de produção [Los Bragas] com Felipe Braga.

MOURA: Agora o meu melhor amigo, graças a você.

BRAGA: Eu levo o crédito! Para aqueles que estão ouvindo, eu apresentei vocês e agora ele está escrevendo seu primeiro longa. Meu outro irmão. Mas porque eu tenho trabalhado [nos EUA] um monte, um monte de gente assume que eu não trabalharei mais no Brasil. Nos últimos anos, nos últimos dois anos, especialmente, eu encontrei dificuldades e falam ao nosso agente no Brasil para me encontrar. Ela diz: "Você está sempre viajando, por isso algumas pessoas pensam que não podem te alcançar." Estou realmente tentando mudar isso. No Brasil eles dizem: "Oh, ela é uma atriz internacional", e honestamente eu não sou internacional; Eu sou uma atriz que trabalha no exterior. Eu realmente quero ter a chance de trabalhar com os diretores [brasileiros] que admiro e amo. Há tantos bons diretores fazendo um trabalho incrível lá. Eu não só quero fazê-lo, quero apoiá-lo, até mesmo produzindo para apoiar a nossa indústria. O Brasil é de onde eu vim e para onde eu quero voltar sempre, por isso espero que eles me deem mais empregos.

MOURA: Eles vão. O Brasil está em um momento tão horrível agora. Mas isso vai passar.

BRAGA: Vai. A coisa boa é que não estamos quietos. Essa é a coisa mais importante.

MOURA: Há uma grande quantidade de pessoas que estão denunciando o que está acontecendo agora, e é bom que as pessoas saibam que é uma ruptura horrível com a democracia. Mas isso é um assunto tão triste - vamos mudá-lo. Vamos falar um pouco sobre Elysium. Então, de repente nos encontramos vivendo no mesmo edifício e trabalhando juntos em Vancouver.

BRAGA: Quais são as chances? [Risos]

MOURA: Eu tenho três memórias muito fortes sobre isso. Número um é o dia em que eu pensei que eu ia morrer e você literalmente me salvou em um hospital de Vancouver. Sempre que eu falo sobre você, minha mãe chora. Você se tornou uma santa para ela.

BRAGA: Eu adoro ela. Eu me lembro daquele dia muito claramente. Lembro-me de ser um dia de folga e de relaxar. Eu estava indo jantar com o meu empresário que estava na cidade e então você me ligou dizendo: "Ei, o que você está fazendo?" "Eu: apenas indo beber e jantar, se você quiser se juntar a nós." "Não, está tudo bem. Eu estou indo para o hospital." E então eu encontrei você e fomos para o hospital. Você teve uma febre horrível que ninguém conseguia descobrir.

MOURA: Eu tive pneumonia e eu estava prestes a morrer. Foi horrível. Você é a pessoa que cuidou de mim.

BRAGA: Ah, mas eu te amo. Eu estava com medo, porque ninguém da produção ... [risos]

MOURA: Eu espero que eles leiam esta entrevista. Eu não vou dizer nomes, mas eu chamei a produção, era 23:00, e eu era como, "Eu estou morrendo, você pode, por favor, me levar ao médico?" Eles enviaram um motorista para me pegar e o motorista me levou ao hospital, mas não para dentro do hospital. Ele abriu a porta e disse: "Boa sorte." Estava nevando e eu andei e me lembro de pensar: "Eu não sei se eu vou sobreviver a esta caminhada para o hospital," então eu liguei para você. Você salvou minha vida. Você comprou comida para mim. Minha mãe te ama. Eu te amo.

BRAGA: Você é meu irmão. Você mora no meu coração. Eu tive de fazer isto. E nós estávamos vivendo no fim do mundo, de qualquer maneira com Elysium.

MOURA: A outra memória forte que eu tenho é o dia que nós dirigimos um longo caminho para uma praia fora de Vancouver, e choveu durante cinco dias.

BRAGA: [Risos] E eles eram os únicos dias que tivemos de folga.

MOURA: Nós tivemos cinco dias de folga e estávamos felizes. Alugamos um carro e eu cheguei a conhecê-la um pouco melhor, porque falamos muito.

BRAGA: Eu sempre falo muito. Mas eu me lembro de você tentando me contar uma história e eu ficava interrompendo você e você nunca terminou a história. Você lembra disto?

MOURA: Foi um poema que eu gravei com a minha banda. Eu queria dizer o poema e você me interrompeu, como, por seis vezes e eu: "Você quer ouvir isso ou não"? [Risos]

BRAGA: Quando terminarmos esta entrevista, eu preciso ouvir o poema.

MOURA: É bonito, mas você nunca vai saber porque é tarde demais. Eu nunca vou dizer o poema para você. O terceiro não é uma memória, porque eu realmente não me lembro o que aconteceu. Nós saímos, nós deveríamos ter ido jantar, mas em vez de comer, tivemos três garrafas de vinho e eu não me lembro como voltamos para o prédio.

BRAGA: Eu te levei lá para comer o cheesecake.

MOURA: Nós não comemos nada!

BRAGA: [Risos] E no dia seguinte, eu fui caminhar.

MOURA: E eu fiquei como uma cobra no meu quarto "Ughhhhh". Morrendo.

BRAGA: Eu só lembro de um flashback, nós chegamos no hotel e você percebeu que tinha perdido seus óculos, por isso tivemos de percorrer todo o caminho de volta, mas era difícil de andar. Isso é o que eu me lembro sobre essa noite.

MOURA: As pessoas no restaurante, eles estavam tão bravos com a gente. Eu não sei o que nós fizemos exatamente, mas eles não estavam satisfeitos com a gente. Quem são seus artistas favoritos? Quem são seus ídolos que você gostaria de trabalhar com ou que você iria desmaiar se você se encontrasse em algum momento?

BRAGA: É ridículo, porque cada vez que alguém me pergunta: "Trabalhar com quem mudou você?" e você é o primeiro na minha lista por causa de “Cidade Baixa”. As pessoas que me inspiraram em minha jornada, Diego Luna foi especial, porque foi o primeiro filme que fiz no exterior e ele era um ator tão forte no sentido de ser jovem, mas com tanto conhecimento, porque ele é um ator desde que ele era uma criança.

MOURA: Eu me lembro que tinha um monte de diversão com Diego em Vancouver também.

BRAGA: E lembre-se que você não falava espanhol. Toda vez que eu falo com alguém e eles amam seu Pablo [Escobar], eu continuo lembrando: "Ele não falava espanhol!" Você ficava imitando eu e o Diego naquele restaurante japonês.

MOURA: Em algum ponto Diego disse: "Cara, apenas fale português, por favor, não tente falar espanhol.". Havia este filme que você fez. Eu não vou dizer qual, mas você sabe. Você tem uma cena muito bonita, no final, e você não diz nada, você está apenas andando. [Braga ri] E eu perguntei-lhe: "O que você estava pensando quando você fez aquela cena?" E você disse: "Eu estava pensando sobre as coisas que eu tinha que fazer e onde eu ia passar o Ano Novo." Eu penso sobre essa resposta cada vez que eu estou fazendo uma cena e não estou realmente pensando sobre isso e isso me faz gargalhar. Você era como, "Você sabe, praia no Brasil. Eu não posso esquecer o protetor solar." Então, minha pergunta final é: onde você vai passar o Ano Novo?

BRAGA: Eu estava pensando ou na Bahia ou na Costa Rica.

MOURA: Vamos para a Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário