segunda-feira, 28 de novembro de 2016

top 05: Livros nacionais que poderiam virar filmes

Todos sabemos que as adaptações de livros para as telonas se tornou uma tendência mundial. Infelizmente, no Brasil, nosso cinema ainda é reticente em fazer grandes adaptações, com algumas importantes exceções, que ficam em sua grande maioria relegadas a poucas salas, se comparadas com as comedias da Globo Filmes (nada contra), por exemplo. Alice sempre fala - e demonstra - sua vontade de participar de filmes nacionais, já tendo feito parte de algumas adaptações de livros nacionais para o cinema, como "Cidade de Deus" e "Muitos Homens num só", este último adaptado de um conto. Pois bem, trago aqui ideias avulsas de cinco livros que eu adoraria ver transpostos para as telonas e que só teriam a ganhar se contassem com a Alice.

Açúcar Amargo - Luiz Puntel
Resultado de imagem para açucar amargo livro
Lançado na maravilhosa "Coleção Vagalume" (essa coleção é co-responsável pelo meu amor incondicional a leitura) esse livro narra a história de Marta e aborda o difícil trabalho dos boias-frias nas lavouras de cana no interior de São Paulo. É nessa realidade em que a jovem Marta aprende o significado e a importância da luta social. Escrito por Luiz Puntel esse livro infanto-juvenil retrata de um jeito único a vida dos trabalhadores rurais. O único porém para Alice estrelar essa adaptação, seria o fato de que a Marta do livro é uma adolescente: ela trabalha e estuda, mas nada que uma adaptação bem feita não possa contornar. Eu totalmente vejo, Alice no papel de uma mulher decidida, que se mete em um meio muito masculino, para ajudar sua família, estudando a noite para buscar uma vida melhor. Um filme desse livro teria a oportunidade de abordar questões de gênero, trabalhistas e sindicalistas, ambientais (a queima da cana-de-açúcar é uma questão com muitas variáveis) e sociais, precisa de mais?




Helena - Machado de Assis
                              

Imagem relacionadaTodo mundo conhece Dom Casmurro, mas meu livro preferido desse gênio da literatura nacional é esse. Helena, narra a história da protagonista de mesmo nome, filha de uma mulher que havia migrado do Rio Grande do Sul, essa mulher se envolve com um homem chamado Conselheiro Vale que acaba tomando Helena como sua filha.
Conselheiro Vale morre, e em seu testamento alega que Helena era sua filha, e a mesma acaba se deixando levar pela situação. Helena toma seu lugar na família então e é descrita no livro como uma mulher de fibra, que cuida muito bem de sua nova família, e impressiona não só a família como toda a sociedade em geral, incluindo aí seu "meio-irmão" Estácio, e a governanta da casa Dona Úrsula. Obviamente essa meia mentira acaba complicando bastante a vida da Helena. 
No geral, é um livro triste que aborda as consequências das coisas que fazemos, dizemos e ainda das coisas que não fazemos e dizemos. Merece muito um filme. E depois de ver Alice em "Muitos homens num só", não consigo pensar em ninguém melhor pra Helena!

Onze minutos - Paulo Coelho

Veja minha surpresa quando estou pesquisando livros interessantes do Paulo Coelho para virar filme e descubro que Alice já está há anos ligada a um projeto do autor. Trata-se de Onze Minutos publicado pelo autor em 2003.
Resultado de imagem para eleven minutes paulo

Neste livro, Paulo Coelho conta a história de uma menina brasileira que passou por uma decepção amorosa e por isso fechou seu coração ao amor. Aliciada pela promessa de uma vida melhor, parte para a Europa em busca de uma nova vida. Torna-se prostituta, e esforça-se por explicar o inexplicável daquela vida. Recupera ainda a abertura para o amor ao lado de um pintor que conhece num bar e se revela um cliente especial. 

Com o nome de Eleven Minutes o projeto seria dirigido por Hany Abu-Assad, e as gravações começariam no verão de 2009! Foram confirmados no projeto a Alice, o Mickey Rourke e o ator francês Vincent Cassel, mas por uma dessas coisas incertas do mundo do cinema, o filme nunca saiu do papel!
Algo me diz que o fracasso comercial e de boa parte da crítica de "Verônica decide morrer" primeiro livro de Paulo a virar filme em 2008, paralisou o andamento do filme. Espero que ainda haja alguma chance de resgatarem esse projeto, fica a torcida...


A pílula do Amor - Drica Pinotti

Resultado de imagem para A pílula do amor - Drica PinottiUm dos mais conhecidos chick lits nacionais, este livro narra a história de Amanda que além de ser bonita, descolada, ter um emprego legal e uma mãe meio rebelde é... hipocondríaca. Amanda sabe tudo sobre doenças e acaba se metendo nas mais loucas confusões, em Nova York, onde ela vive.

A pílula do amor é um romance sobre neuras, mas sobretudo sobre tolerância. E Amanda conseguirá descobrir qual é a verdadeira causa de seu problema e poderá ter uma vida normal e feliz? Descubra a resposta na divertida história de Drica Pinotti, um livro que fará você rir muito, lembrar de pessoas conhecidas e, principalmente, parar para pensar se não está levando as coisas muito a sério.

Esse é o livro que eu menos vejo Alice envolvida, pois geraria mais um livro de romance, que ela parece não ser muito chegada, além disso, o biotipo da Alice talvez não seja o que a maioria pensou quando leu o livro. Mas talvez o Los Bragas poderiam produzir a adaptação gerando um produto de qualidade semelhante ao Latitudes! #Ficaadica


Crônicas de Senhores de Castelo - G. Brasman e G. Norris
Resultado de imagem para Crônicas dos Senhores de Castelo
Parte do movimento crescente da chamada literatura fantástica no Brasil, "O Poder Verdadeiro" é o primeiro livro da saga Crônicas dos Senhores de Castelo. Caso não esteja muito familiarizado com tal corrente literária, fazem parte dela André Vianco, Eduardo Spohr e Raphael Draccon, jovens autores nacionais que são influenciados por nome como Neil Gailman, Tolkien e George R.R Martin. 
O livro foi lançado em 2010 e faz parte de uma trilogia, acompanhando a jornada da princesa guerreira Laryssa, seu companheiro androide e dois dos mais poderosos Senhores de Castelo lutando contra seres grotescos e feiticeiros poderosos na tentativa de reativar a antiga magia do Globo Negro.
Eu não conheço esse livro particularmente, mas a fã base do livro é maravilhosa, e já passou da hora de termos uma adaptação nacional digna do gênero, tanto para televisão ou melhor ainda para o cinema, olha aí o sucesso de Senhor do anéis, Game of thrones e Outlander que não me deixam mentir. 
Como eu disse, não conheço particularmente essa obra, mas a imagem que tem da princesa Laryssa. na internet, totalmente tem um Alice guerreira Braga feelings!
                                                  Resultado de imagem para Crônicas de Senhores de Castelo

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário