segunda-feira, 20 de março de 2017

Top 05: personagens reais para Alice interpretar

O Top05 de hoje é mais um da linha "imagina se..." e não tem nenhum critério real além de apresentar possíveis personagens (femininos e latino-americanos) que seria interessante conhecermos melhor a história.
A história de grandes personagens femininas ainda ficam a margem da história de figuras masculinas, por isso é super relevante levantamos discussões sobre a vida de cada uma das cinco personagens que estão nessa lista. Independente de contar com uma adaptação para o cinema, para televisão ou não, vale a pena prestar atenção nessas mulheres.

05. Ingrid Betancourt
Resultado de imagem para ingrid betancourt
Embora, a história de vida da Ingrid seja super pesada, eu adoraria ver um filme sobre esta mulher, é uma das coisas mais surreais e assustadoras da história recente da América Latina.
Íngrid é uma senadora e ativista colombiana. Ela foi sequestrada pelo grupo guerrilheiro FARC em Fevereiro de 2002 enquanto fazia campanha para eleições presidenciais. Betancourt permaneceu cativa até 2008, quando foi libertada juntamente com outros quatorze reféns.
Filha de um ex-senador e ex-embaixador colombiano, Gabriel Betancourt, com uma ex-miss Colômbia, e Yolanda Pulecio, viveu boa parte de sua juventude na França, onde o pai servia como embaixador da Colômbia. 
Ingrid chegou a ter um filho no cativeiro, e com toda a discussão sobre o acordo do governo da Colômbia com as FARC, seria interessante ver sua história contada. Afinal a Netflix tá aí para isso, hein? Depois do Wagner interpretar o colombiano Escobar, poderíamos ter a Alice interpretando a Ingrid (ou como alguém parte da biografia dela)!

04. Yoani Sánchez
Resultado de imagem para blogueira cubana


Outra importante personagem da história recente da América Latina, Yoani é uma blogueira e jornalista cubana que ficou internacionalmente conhecida por suas críticas ao governo de Fidel Castro e de seu irmão e sucessor, Raul Castro, em Cuba.
Seu blog Generación Y, foi lançado em 2007, e proporcionou reconhecimento e premiações a blogueira, assim também como inúmeras críticas e inimizades. A revista Time a incluiu em sua lista de "cem pessoas mais influentes de 2008". 

Yoani é uma figura que desperta muita polêmica: muitos a acusam de ser "contratada" pelo governo norte-americano, ou de ser uma figura da extrema-direita. Outros a consideram um símbolo da luta pela liberdade de expressão. Em todo caso, uma obra sobre a vida de Yoani teria de tudo: de conspirações de agência secreta, a eventos onde ela entrou disfarçada de peruca loira.

03. Cora Coralina
Resultado de imagem para cora coralinaResultado de imagem para alice braga muitos

Cora Coralina, é o pseudônimo de Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, poetisa brasileira, nascida em Goiás. Cora nasceu e foi criada às margens do Rio Assunção da antiga Vila Boa (Goiás).
Cora foi doceira de profissão, mas escreveu a vida toda publicando os seus primeiros textos aos 14 anos em jornais. Apesar disso, ela só teve seu primeiro livro lançado em 1965, quando ela já tinha 75 anos. Essa é uma das razões pelas quais a imagem mais divulgada da Cora é a imagem de uma senhora. Essa, aliás, é uma das razões pela qual seria ótimo ver um filme sobre essa poetisa tão ouvida nas escolas, mas com uma história de vida tão pouco conhecida. Cora faleceu em Goiânia, de pneumonia. A sua casa na Cidade de Goiás foi transformada num museu em sua homenagem. Fisicamente, Alice não é tãaaaao parecida fisicamente com a Cora, mas ela lembra um pouco, hein?

02. Tarsila do Amaral
Imagem relacionada
Fonte: www.bloguito.com.br
Tarsila do Amaral, nasceu em 1886 e foi uma pintora, e desenhista brasileira e uma das mais importantes figuras do movimento modernista no Brasil. Tarsila foi uma daquelas mulheres, a frente do seu tempo, e que se nascesse nos dias atuais, provavelmente ainda estaria a frente do seu tempo. Sua vida, sua obra, seus relacionamentos dariam uma minissérie, ou um filme maravilhoso, embora ela já tenha sido retratada no cinema, no teatro, e na televisão, ainda falta uma obra mais definitiva para marcar a autora da pintura mais cara de um artista brasileiro: o abaporu. Tarsila faleceu no início de 1973.


01. Aracy Moebius de Carvalho.
Resultado de imagem para anjo de hamburgo
Aracy Moebius de Carvalho foi uma poliglota paranaense, nascida em 1908, filha de pai português e mãe alemã.  Na década de 30, Aracy era funcionária do consulado brasileiro em Hamburgo, na Alemanha, onde chefiava a seção de passaportes. Correndo diversos riscos e por iniciativa própria, salvou a vida de dezenas de judeus, que graças a ela emigraram para o Brasil, escapando da perseguição nazista.


"Fez isso contrariando circulares secretas do Itamaraty da época de Getúlio Vargas: com uma política migratória restritiva, os consulados na Alemanha eram instruídos a não conceder vistos de entrada para judeus. Aracy chegou a usar clandestinamente o carro do serviço consular para transportar judeus, que escondia em casa; na fuga, ela acompanhava os refugiados até o navio e, fazendo uso de sua imunidade diplomática, levava suas joias e dinheiro na própria bolsa, para evitar que fossem confiscados pela polícia nazista. Já na velhice, ao ser perguntada por que se arriscara ao conceder vistos a judeus, Aracy respondeu: “Porque era justo”." 

Aracy se casou com o João Guimarães Rosa, e ele dedica sua mais famosa obra "Grande Sertões Veredas" a ela: "A Aracy, minha mulher, Ara, pertence este livro"; ela, inclusive deteve os direitos autorais de sua obra até falecer, em 2011. 

Já existe uma obra sobre a Aracy, um documentário chamado “Esse viver ninguém me tira”, dirigido pelo ator Caco Ciocler (com codireção da pesquisadora Alessandra Paiva), e eu estou procurando para assistir (caso alguém saiba onde está disponível), pois estou fascinada com a história dessa mulher. Alice já foi associada a adaptação dessa biografia para a TV Globo, e eu estou na torcida para dar tudo certo.

Fonte: Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário